Comentário de Gênesis, capítulos 26 a 28
Bom dia!
O capítulo 26 relata que havia fome na terra e maior do que a que houve nos dias de Abraão. Temos que estar preparados para enfrentar dificuldades, como Paulo disse na carta aos Efésios no capítulo 6 e versículo 13: “portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Significa que não podemos negar que existem os dias maus, de dores, angustias e lutas, porém a proteção de Deus nos dá segurança e nos faz prevalecer!
Devido a crise, Isaque resolveu ir ao encontro de Abimeleque rei dos Filisteus, em Gerar, mas Deus apareceu-lhe e disse que ele não descesse ao Egito, mas habitasse na terra que o Senhor iria mostrar. Deus prometeu ser com Isaque como foi com Abraão, é muito bom ser herdeiro de promessas, se seguirmos as orientações da Palavra de Deus com certeza Deus será conosco!
O versículo 7 mostra que Isaque cometeu o mesmo erro que seu pai Abraão quando mentiu a cerca de sua esposa dizendo ser sua irmã com medo de morrer. Nossos filhos nos imitarão, portanto devemos ser um exemplo para que eles se espelhem e cresçam de forma saudável! Todavia se formos maus exemplos, os filhos são tendentes a imitar
O Rei descobriu que Rebeca era esposa de Isaque e o chamou e repreendeu e deu ordem todos para que aquele que tocasse em Abraão e Rebeca morresse.
A partir do versículo 12 lemos sobre a prosperidade de Isaque, na terra de Gerar. Independente de onde estivermos, se a promessa de Deus estiver sobre nós e nos esforçarmos tudo em que colocarmos a mão será abençoado, nosso trabalho dará muitos frutos e teremos prosperidade!
No versículo 16 lemos que por inveja o rei Abimeleque manda Isaque sair da terra e ele vai para o vale de Gerar e cavou os poços da época de seu pai. Se você está no vale não desista, trabalhe como fez isaque e ache aguas que lhe darão vida!
Os pastores de Gerar contenderam com os servos de Isaque, reivindicaram o poço, Isaque cedeu e continuou trabalhando, cavando outros poços. Não convém aos servos de Deus contender, há momentos que não vale a pena ser inflexível e rígido, ceder muitas vezes é a melhor solução!
No versículo 24 lemos que o Senhor apareceu-lhe e disse: “Eu sou o Deus de Abraão teu pai. Não temas” Isaque então edificou um altar ali e invocou o Nome do Senhor.
O versículo 32 afirma que o poço que os servos de Isaque haviam cavado tinha lhes dado água! É necessário perseverar, pois Deus abençoará!
O Capítulo 27 relata que Isaque já com idade avançada chama Esaú seu filho e lhe pede faça um guisado com a carne de caça e lhe dê para que lhe abençoe antes de sua morte. Rebeca escutou e falou a Jacó orientando-lhe a fazer-se passar por Esaú para ser abençoado como primogênito. Quando Esaú levou o guisado ao seu pai, descobriu que Jacó já havia o enganado, e Esaú desejou a morte de Jacó, porém sua mãe aconselhou a Jacó a ir encontrar Labão.
Isaque também orientou Jacó a procurar Labão, mas para casar-se com uma de suas filhas.
Jacó foi Harã e passou a noite no caminho e colocou uma pedra como travesseiro, e sonhou que havia uma grande escada que ia ate céu e os anjos de Deus subiam e desciam e o Senhor falou a Jacó as mesmas Palavra ditas a Abraão e Isaque, ou seja, as promessas!
Quando jacó acordou ele temeu e disse Deus está neste lugar! Assim Jacó fez um voto com Deus.
Onde você está agora? É um lugar maravilhoso ou é comparado a um deserto? Seja como for as promessas de Deus te responderão todas as perguntas e O próprio Senhor será contigo!
Onde você está agora? É um lugar maravilhoso ou é comparado a um deserto? Seja como for as promessas de Deus te responderão todas as perguntas e O próprio Senhor será contigo!
Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade
Comentários
Postar um comentário