O respeito ao próximo e as bençãos da obediência
Comentário de Êxodo, capítulo 23
Deus continuou falando a Moisés Suas Leis e o Capítulo 23 trata inicialmente do pecado do falso testemunho. No Versículo 2 lemos que o Senhor disse: "não seguirás a multidão para fazer o mal". Séculos depois, parte do povo hebreu principalmente os religiosos do judaísmo, se juntou e com falso testemunho condenaram Jesus!
Deus continuou falando a Moisés Suas Leis e o Capítulo 23 trata inicialmente do pecado do falso testemunho. No Versículo 2 lemos que o Senhor disse: "não seguirás a multidão para fazer o mal". Séculos depois, parte do povo hebreu principalmente os religiosos do judaísmo, se juntou e com falso testemunho condenaram Jesus!
Aprendemos que considerar e obedecer a Lei de Deus não é apenas ser religioso e sim amar; ter fé e dedicação ao Senhor!
Em seguida Deus falou sobre pagar o mal com o bem, quando disse que era necessário ajudar até o inimigo e aquele que tem algo contra nós. No Versículo 9 lemos que o Senhor disse: "não oprima o estrangeiro pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros no Egito"
Os princípios contidos nos mandamentos bíblicos são fundamentados no fato de que todos os seres humanos são feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto ninguém tem o direito de achar que pode oprimir o outro, principalmente quando já teve experiência e consegue saber como o outro se sente em determinada situação.
A respeito do trabalho e do descanso o Senhor disse que em 6 anos o povo plantaria e colheria os frutos, mas no sétimo ano deixaria a terra "descansar" e assim comeriam os pobres, e das sobras comeriam os animais. Mais uma vez vemos Deus cuidando de cada um com amor!
Também disse o senhor que em 6 dias deveriam fazer os seus negócios mas no sétimo dia iriam descansar, para que todos pudessem ter tempo para adorar ao Senhor. Tempo para Deus, nós temos reservado? Jesus ensinou, e está registrado nos Evangelhos que devemos orar em público, mas que também devemos orar em particular, fechando a porta e falando ao Deus que vê o que está em secreto, e assim a resposta virá!
No versículo 13 lemos que o Senhor disse que tudo aquilo que ele estava falando ao povo era para ser guardado, isso significa que os mandamentos do Senhor deve ficar em um lugar especial em nosso coração e não devemos deixar que se percam por qualquer razão ou em decorrência do tempo. A Lei do Senhor deve sempre estar guardada para que possamos ser praticantes dela!
O Versículo finaliza com o Senhor dizendo para que nem mesmo o nome de outros deuses fossem lembrados pelo povo hebreu e que não falassem sequer estes nomes, isso significa que o povo deveria ter muita prudência em se afastar de toda idolatria, que é a substituição do Deus verdadeiro por por outros "alvos" de adoração.
Do Versículo 14 em diante lemos que Deus instituiu três festas anuais, a primeira deveria ser a Festa dos pães asmos, também denominada de Páscoa, que relembra a saída do Egito. A segunda festa seria a Festa da Sega, chamada de Pentecostes ou Festa das Semanas, celebrada cinquenta dias após a Pascoa e a terceira a festa seria a da Colheita, chamda de Festa dos Tabernáculos, esta relembrava o periodo de peregrinação no deserto.
A celebração é muito importante e por isso Deus instituiu as festas, o povo de Deus é alegre, tem muitos e grandes motivos para comemorar e não deixar de aproveitar as oportunidades de ser grato a Deus e louvá-lo!
A partir do Versículo 20 o texto narra as promessas de Deus para o povo caso obedecesse as Suas Leis. Deus falou que protegeria enviando um Anjo, Anjo com "A" maiúsculo no texto original em hebraico era Malak, traduzido por "mensageiro" era o proprio Deus em uma de suas formas de manifestações na terra; diferente de quando anjo aparece com "a" minúsculo, pois neste caso tratava-se de um anjo no sentido literal da palavra. Há momentos em que o próprio Deus age em favor do seu povo, sem intermediários!
Deus disse que daria vitória sobre todos os inimigos do Seu povo e também disse que abençoaria o seu pão e a sua água e que tiraria do meio deles as enfermidades, não haveria nenhuma mulher que abortasse nem estéril. Aprendemos que o Senhor guarda, provê sustento e saúde aos Seus! Se você precisa de algo impossível aos homens, acredite no Deus dos milagres!
E por fim o Senhor reforçou a promessa feita a Abraão Isaque e Jacó, sobre a herança da terra de Canaã dizendo que daria vitória ao povo hebreu sobre todos os inimigos e disse que o povo não fizesse nenhuma aliança com nenhum povo e nem com seus deuses, os povos também não deveriam habitar em suas terras para que não lhe fizessem pecar.
Não podemos achar que conviver perto do pecado é facil ou não oferece riscos. Todas as pessoas são amadas por Deus e devemos amá-las também, no entanto não podemos deixar que as práticas pecaminosas nos influenciem. Nosso desejo tem que ser sempre o de agradar ao Senhor!
Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade
Comentários
Postar um comentário