Comentário de Gênesis capítulos 9 a 11

Vamos meditar na Palavra de Deus para iniciar o dia!

O capítulo 9 inicia dizendo que “Deus abençoou a Noé e seus filhos e disse-lhes: frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.” A mesma frase dita a Adão, pois agora Noé era o pai de toda a humanidade. Mais uma vez vemos o “e “ que se significa soma após a palavra de bênção e antes da palavra “disse-lhes” ou seja aquela bênção em que esta contida a salvação que Deus havia preparado desde a fundação do mundo na pessoa do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

     Vemos o “e” outras vezes neste versículo veja: “frutificai” fala de ter filhos; “e multiplicai-vos “ fala de netos ; “e enchei a terra” fala de ter gerações de descendentes. Isso significa que Deus deu o mandamento a Noé de ter filhos, mas não somente isso, mas também cuidar deles para que formassem família e seus filhos lhe dessem netos e além disso cuidar do legado que seria deixado para as gerações dele.

E nós? Cuidamos bem de nossos filhos? Pensamos em legado? Ou seja, naquilo que ficará da nossa história como contribuição para os nossos descendentes?

    O versículo 2 tem algo interessante pois Deus entrega nas mãos do homem o domínio sobre todos os animais, isso explica o fato de vivermos na Terra juntamente com feras, animais enormes, poderosos e predadores, além de exércitos numerosos de animais pequenos, porém eles não atacam a humanidade a ponto de tirar-lhe o controle. Há casos em que Deus permite estes ataques como nas pragas do Egito em que moscas e rãs perturbaram os egípcios entrando em suas casas.

A partir do versículo 3 lemos que Deus repassa orientações a Noé e seus filhos e estabelece aliança com eles e toda a sua descendência de não mais destruir toda a humanidade por dilúvio e no versículo 13 lemos que o sinal deste concerto é o Arco de Deus colocado nas nuvens que serve para lembrança. Até os dias de hoje podemos ver este Arco nas nuvens, afinal a aliança também foi conosco! Glória a Deus!

    Noé começou a ser lavrador da terra e logo plantou uvas para produzir vinho. Vamos analisar a sucessão dos fatos: Após colher as uvas e produzir o vinho Noé bebeu, se embebedou, se despiu no meio de sua tenda, foi visto sem roupa por seu filho Cam, o que era um grave erro, e amaldiçoou seu filho por tê-lo visto.

Pensemos bem no que estamos plantando e no que estamos fazendo com o que colhemos; a terra nós temos, Deus também nos dá as sementes e colheremos sempre o fruto do que plantamos como lemos em Gn 8.22. Essa Lei da semeadura serve para qualquer área da vida!

   O Capítulo 10 foi dedicado a listar as gerações dos filhos de Noé, onde podemos ver a origem de vários povos, nações e cidades que depois encontraremos em outras histórias da Bíblia como Nínive; Sodoma e Gomorra; a terra dos Jebuseus; Amorreus e Cananeus.

     O capítulo 11 narra a história da construção da chamada torre de Babel, que significa confusão, organizada por Ninrode neto de Noé, como constatamos no capítulo 10.9-10. O projeto era fazer uma cidade e uma torre cujo cume tocasse nos céus, para isso fizeram tijolos e usaram betume como cimento. A inteligência e eficiência daqueles homens eram enormes, mas estavam sendo aplicadas em um projeto louco de tocar os céus, por isso Deus não permitiu e confundiu a linguagem deles para que não se entendessem mais, assim se espalharam pela terra em grupos menores. 
     Aprendemos que um grupo, uma família ou uma igreja falando a mesma língua vai muito longe, porém se não se entenderem como andarão juntos?

    A história do povo hebreu inicia a partir do versículo 10 em que são listadas as gerações de Sem, filho de Noé, até o nascimento de Abrão e Ló, seu sobrinho.

    Os irmãos de Abrão, filhos de Tera, eram Harã e Naor. A esposa de Harã podia ter filhos e teve Ló, já a esposa de Abrão que era Sarai era estéril, mas Deus escolhe Abrão para dele gerar o povo Hebreu que deu origem a nação de Israel! Aprendemos com isso que Deus não olha como o homem, pois ele pode dar condições ao que não tem para este lhe ser útil em seu plano!

Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não é homem para que minta

Achado não é roubado? o que a Bíblia diz?

Você lembra o que Deus fez por você?