Comentário de Gênesis capítulos 9 a 11
Vamos meditar na Palavra de Deus para iniciar o dia!
O capítulo 9 inicia dizendo que “Deus abençoou a Noé e seus filhos e disse-lhes: frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.” A mesma frase dita a Adão, pois agora Noé era o pai de toda a humanidade. Mais uma vez vemos o “e “ que se significa soma após a palavra de bênção e antes da palavra “disse-lhes” ou seja aquela bênção em que esta contida a salvação que Deus havia preparado desde a fundação do mundo na pessoa do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Vemos o “e” outras vezes neste versículo veja: “frutificai” fala de ter filhos; “e multiplicai-vos “ fala de netos ; “e enchei a terra” fala de ter gerações de descendentes. Isso significa que Deus deu o mandamento a Noé de ter filhos, mas não somente isso, mas também cuidar deles para que formassem família e seus filhos lhe dessem netos e além disso cuidar do legado que seria deixado para as gerações dele.
E nós? Cuidamos bem de nossos filhos? Pensamos em legado? Ou seja, naquilo que ficará da nossa história como contribuição para os nossos descendentes?
O versículo 2 tem algo interessante pois Deus entrega nas mãos do homem o domínio sobre todos os animais, isso explica o fato de vivermos na Terra juntamente com feras, animais enormes, poderosos e predadores, além de exércitos numerosos de animais pequenos, porém eles não atacam a humanidade a ponto de tirar-lhe o controle. Há casos em que Deus permite estes ataques como nas pragas do Egito em que moscas e rãs perturbaram os egípcios entrando em suas casas.
A partir do versículo 3 lemos que Deus repassa orientações a Noé e seus filhos e estabelece aliança com eles e toda a sua descendência de não mais destruir toda a humanidade por dilúvio e no versículo 13 lemos que o sinal deste concerto é o Arco de Deus colocado nas nuvens que serve para lembrança. Até os dias de hoje podemos ver este Arco nas nuvens, afinal a aliança também foi conosco! Glória a Deus!
Noé começou a ser lavrador da terra e logo plantou uvas para produzir vinho. Vamos analisar a sucessão dos fatos: Após colher as uvas e produzir o vinho Noé bebeu, se embebedou, se despiu no meio de sua tenda, foi visto sem roupa por seu filho Cam, o que era um grave erro, e amaldiçoou seu filho por tê-lo visto.
Pensemos bem no que estamos plantando e no que estamos fazendo com o que colhemos; a terra nós temos, Deus também nos dá as sementes e colheremos sempre o fruto do que plantamos como lemos em Gn 8.22. Essa Lei da semeadura serve para qualquer área da vida!
O Capítulo 10 foi dedicado a listar as gerações dos filhos de Noé, onde podemos ver a origem de vários povos, nações e cidades que depois encontraremos em outras histórias da Bíblia como Nínive; Sodoma e Gomorra; a terra dos Jebuseus; Amorreus e Cananeus.
O capítulo 11 narra a história da construção da chamada torre de Babel, que significa confusão, organizada por Ninrode neto de Noé, como constatamos no capítulo 10.9-10. O projeto era fazer uma cidade e uma torre cujo cume tocasse nos céus, para isso fizeram tijolos e usaram betume como cimento. A inteligência e eficiência daqueles homens eram enormes, mas estavam sendo aplicadas em um projeto louco de tocar os céus, por isso Deus não permitiu e confundiu a linguagem deles para que não se entendessem mais, assim se espalharam pela terra em grupos menores.
Aprendemos que um grupo, uma família ou uma igreja falando a mesma língua vai muito longe, porém se não se entenderem como andarão juntos?
A história do povo hebreu inicia a partir do versículo 10 em que são listadas as gerações de Sem, filho de Noé, até o nascimento de Abrão e Ló, seu sobrinho.
Os irmãos de Abrão, filhos de Tera, eram Harã e Naor. A esposa de Harã podia ter filhos e teve Ló, já a esposa de Abrão que era Sarai era estéril, mas Deus escolhe Abrão para dele gerar o povo Hebreu que deu origem a nação de Israel! Aprendemos com isso que Deus não olha como o homem, pois ele pode dar condições ao que não tem para este lhe ser útil em seu plano!
Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade
Comentários
Postar um comentário