Comentário de Gênesis, capítulos 48 a 50

Bom dia! Este é o último comentário do livro de Gênesis, amanhã iniciaremos a leitura do livro de Êxodo!

                José foi avisado da enfermidade de Jacó e então tomou seus dois filhos, Manassés e Efraim. Ao chegar José, Jacó lhe contou a história de seu encontro com Deus e das promessas que Ele lhe fez, e em seguida disse a José que os filhos dele agora eram seus. Para que se cumprisse a promessa de Deus, Jacó teria que nomear doze tribos e os filhos de José seriam incluídos, levando o nome de Israel como se fossem filhos dele.

                Jacó teve doze filhos homens, entre eles se formaram onze tribos com território demarcado, pois os descendentes de Levi não teriam demarcação de terra para si, deveriam exercer o sacerdócio; e os dois filhos de José representam-no, como se fossem uma tribo, compensando a ausência de Levi.

                Chegava o momento em que as promessas se tornavam mais palpáveis. Se você não consegue ver nada que te indique que as promessas de Deus se realizarão, este é o momento de acreditar, pois se vemos, não podemos dizer que cremos; mas se não vemos, podemos exercer a confiança na Palavra de Deus! Na hora oportuna as concretizações chegarão!

                No versículo 19 lemos que Jacó pôs a mão direita sobre a cabeça de Efraim para o abençoar, e a mão esquerda na cabeça de Manassés, o primogênito, e José tentou concertar achando que Jacó estava errando por não estar enxergando bem, porém disse Jacó que era assim mesmo, o menor seria maior que o primogênito e a sua descendência seria uma “multidão de nações “

                Os padrões existem, assim como as regras, porém nada está acima da vontade suprema de Deus, e determinados padrões e paradigmas podem ser quebrados, assim como exceções podem ser feitas para que se cumpra o plano determinado pelo Senhor! Por isso não se preocupe se a lógica dos acontecimentos não apontam para uma solução, pois Deus poderá agir de maneira que você nem sequer imagina!

                O capítulo 49 inicia relatando que Jacó chamou todos os seus filhos para lhes dizer o que iria acontecer, e cada um foi citado por ele, e Jacó os abençoou, cada um conforme a sua benção, ou seja, de acordo com as escolhas que fizeram em suas vidas. Mais uma vez a lei da semeadura fica evidente, assim será também conosco sempre!

                No versículo 33 lemos que após falar com todos Jacó faleceu e foi levado para ser sepultado junto aos seus pais.

                José lançou-se sobre seu pai e chorou muito e fizeram grande pranto que durou setenta dias. Passado este período, José pediu a Faraó para enterrar seu pai na terra de seus antepassados como ele havia pedido, Faraó concordou. É interessante notar a submissão e respeito de José a autoridades, apesar de ele ter grande posição no reino do Egito, em momento algum se impôs e nem apenas comunicou o que iria fazer, mas pediu ao seu superior com humildade e foi atendido.

                Após verem a morte de seu pai, os irmãos de José temeram, pois achavam que receberiam o pagamento do mal que fizeram, mas José os disse: “porventura, estou eu em lugar de Deus?” e os tranquilizou afirmando que continuaria os sustentando. Mais uma vez vemos a sabedoria de José, pois ele tinha certeza de que não valeria a pena vingar-se e sim perdoar e viver em paz com todos no que dependesse dele!

                José transmitiu para seus filhos a promessa que recebeu de Deus e que ouviu de seu pai, e tendo vivido cento de dez anos, faleceu. O homem tem seu tempo determinado para nascer e para morrer, todavia as promessas de Deus não morrem e por isso vale a pena deixar para os nossos filhos os ensinamentos da Palavra de Deus!

                O livro de Gênesis narra desde a criação de todas as coisas até o início da história das doze tribos de Israel, das quais descenderam todo o povo Hebreu. Nós tivemos uma excelente jornada de leitura deste livro maravilhoso, que iniciou em 01 de Janeiro de 2018 e encerra hoje, dia 18 de Janeiro de 2018. Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade que me concede de ler e meditar em sua preciosa Palavra; a minha família que me apoia muito nesta missão e agradeço também a todos que estão compartilhando comigo estes momentos de deleite nas Sagradas Escrituras!

Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não é homem para que minta

Achado não é roubado? o que a Bíblia diz?

Você lembra o que Deus fez por você?