Comentário de Gênesis, capítulos 4, 5 e 6

Vamos meditar na Palavra de Deus neste dia maravilhoso!

O Capítulo 4 inicia relatando o nascimento de Caim e Abel, o historiador Flavio Josefo em sua obra “ A história dos Hebreus” menciona, baseado em escritos originais, que Adão e Eva tiveram inicialmente dois filhos e três filhas, o que explica a multiplicação da humanidade a partir deles, tendo em vista que Deus ainda não havia proibido o casamento entre irmãos. Posteriormente Adão e Eva ainda tiveram muitos filhos e filhas.

No versículo 3, observamos que Caim e Abel decidiram oferecer uma oferta a Deus, mas percebemos no texto uma diferença entre a oferta dos dois pois Abel trouxe “dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura” ,ou seja, trouxe qualidade, honra, dedicação e despojamento, enquanto Caim não “adornou” sua oferta com as mesmas qualidades. Sendo assim Deus demonstrou maior agrado pela atitude de Abel, o que despertou ira em Caim porque tinha maldade em seu coração, isso chegou a impulsioná-lo a matar seu irmão.

No versículo 9 vemos um diálogo entre Deus e Caim, quando o Senhor pergunta: “onde está Abel, teu irmão” assim percebemos que havia um contato impressionante entre eles, mas na resposta de Caim não percebemos reverência nem temor, “Não sei, sou eu guardador do meu irmão?” disse ele. Podemos aprender que não basta aproximar-se de Deus ao ler a Bíblia, orar, ir para o templo, é necessário que as nossas respostas para Deus sejam a altura de seu amor, zelo e benignidade! Qual minha resposta hoje para Deus?

É tocante a forma como Deus protege Caim quando o tirou da sua face dizendo que quem o matasse seria vingado sete vezes e colocando uma marca para que não fosse morto por qualquer que o achasse, Deus é Amor!

É relevante atentarmos para o fato de Deus sempre levantar homens que o temeram, dos quais descenderam os patriarcas da Fé, o primeiro após Abel foi Sete, e algumas gerações depois veio Enoque que andou com Deus e foi levado ao céu sem conhecer a morte como relata o versículo 24 do capítulo 5.

No versículo 27 vemos o homem que mais viveu sobre a terra, que se tenha registro, Metuzalém, 969 anos!

No versículo 29 inicia a história  daquele de quem seu pai Lameque profetizou “ele os consolará” que foi Nóe. Veja a importância dos pais profetizarem, dizerem coisas boas dos filhos e abençoarem seu futuro.

O capítulo 6 relata a história da construção da Arca por Noé, pois Deus decidiu trazer o dilúvio por causa do avanço do pecado. A oportunidade mais uma vez foi dada a todos, porém além dos casais de animais apenas Noé, sua esposa, seus filhos e esposas entraram na porta da salvação.  Seja fiel a Deus e entre você e sua família pela porta que é Jesus!

O versículo 5 relata que a “maldade se multiplicou e a imaginação dos pensamentos” vemos que é extremamente importante para Deus o que nós pensamos, nos enganamos se acharmos que Ele só nos avalia pelo que fazemos, pois todo ato nasce na mente, então devemos substituir sempre pensamentos indesejáveis por saudáveis e alimentar nossa mente através dos olhos e ouvidos, que são os principais canais de comunicação,  com informações boas e úteis para que possamos ter pensamentos cada vez mais agradáveis a Deus!

Noé foi contemplado pelo Plano de salvação de Deus porque andava com Ele como lemos no versículo 8, e porque era obediente como vemos no versículo 22, assim tenhamos isso como exemplo. Noé não era perfeito mas buscava ser melhor sempre, e ao lado de Deus!

Deus nos abençoe.
Andrei de Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não é homem para que minta

Achado não é roubado? o que a Bíblia diz?

Você lembra o que Deus fez por você?