Comentário de Gênesis, Capítulos 38 a 40

Bom dia! Vamos meditar na Palavra de Deus!

                Enquanto José estava sendo vendido como escravo no Egito, seu irmão Judá conheceu a filha de um homem da terra de Canaã e se relacionou com ela gerando três filhos, Er; Onã e Selá, como lemos no início do capítulo 38. No tempo de casar seu filho primogênito, Judá tomou uma mulher chamada Tamar para ser a esposa de Er.

                Deus não permitiu que Er vivesse muitos anos, pois era mau a Seus olhos, e antes que tivesse filhos com Tamar ele faleceu. Conforme o costume da época, o segundo filho de Judá, por ordem do pai, tomou a viúva como esposa para que gerasse filho com ela e honrasse o primogênito, porém Onã apesar de se relacionar com ela, não quis gerar filhos para não honrar seu irmão. Esta atitude de maldade e engano não agradou a Deus, e Onã também não teve vida longa, deixando Tamar novamente viúva.

                Deus vê tudo, e faz justiça sempre, jamais devemos imaginar que algo passa despercebido ao Criador, pois ele se importa até com os mínimos detalhes de nossa vida e age na hora oportuna!

                Com a morte de seu segundo filho, Judá disse para Tamar voltar a casa de seu pai e esperar que seu terceiro filho crescesse, ele queria evitar a morte de Selá, como relata o versículo 11. Podemos perceber nos próximos versículos que Judá na verdade estava evitando entregar Tamar como esposa a seu terceiro filho, talvez por achar que assim como os dois primeiros morreram após casarem com ela assim ocorreria com o próximo, porém como vimos, a causa da morte deles não foi relacionada ao casamento e sim às maldades que fizeram. O erro de Judá foi ter se casado com uma mulher cananeia e dado a seu filho primogênito uma mulher que também não era do seu povo, pois a orientação de Deus era que o povo Hebreu fosse separados das outras nações.

                Percebendo que Selá já havia crescido e não se casou com ela, Tamar foi ao encontro de Judá disfarçando-se de prostituta e se relacionou com ele pegando seus pertences como penhor do pagamento que havia solicitado. A intenção de Tamar era mostar a Judá que ele não havia honrado a promessa que fez de casá-la com Selá. Ela concebeu de gêmeos que se chamaram Perez e Zerá.

                Mais uma vez observamos as consequências do engano, arruinando com relacionamentos familiares, causando erros sucessivos e prejudicando assim a história de vida de muitas pessoas. A Bíblia nos dá a oportunidade de conhecer os detalhes destes acontecimentos para que tenhamos lições e apliquemos em nossas vidas, jamais devemos enganar as pessoas e deixar de honrar as promessas que fazemos!

                O capítulo 39 conta a história de José quando chegou ao Egito e foi morar na casa de Potifar, eunuco de Faraó. E lemos que pelo fato de ser notório que o Senhor era com ele, pois tudo que ele fazia dava certo, Potifar o colocou como mordomo em sua casa. Iremos sempre crescer onde estivermos se formos fieis a Deus!

                O versículo 7 relata que a mulher de Potifar, chamou José para adulterar com ela, e ele negou, respondendo que não pecaria contra Deus. Mesmo estando em um ambiente totalmente diferente do seu, tendo poder, e não sendo visto por ninguém, José se manteve fiel a Deus e aos ensinamentos que recebeu de seu pai. E nós? Como nos comportamos quando estamos longe de casa? E quando temos poder? E quando ninguém está nos vendo?            

                A mulher de Potifar não desistiu, e perseguiu José insistindo para que ficasse com ela, ele porém negava sempre, então ela o agarrou em um dia que estavam sós , ele correu e ela puxando sua roupa ficou com ela em sua mão. Gritou chamando seu servos e dizendo que José havia tentado força-la a ficar com ele, esta mentira fez Potifar prender José.

                O versículo 21 relata que o Senhor estava com José. O fato de estar preso não significava que Deus havia o abandonado, nos dias de hoje é ensinado por alguns que se alguém passa por dificuldades é porque está em pecado ou não tem fé, mas na Palavra de Deus lemos que as lutas e as intempéries fazem parte da vida de todos, e Deus está com aqueles que o temem para livrá-los e prosperá-los!

                José foi líder também na prisão, pois Deus mostrou ao Carcereiro-mor que José era de confiança e capacitado e tudo que fazia prosperava. Além de sermos pessoas boas e capazes é necessário que Deus nos ajude para que vejam isso e nos concedam oportunidades, se formos obedientes e perseverantes o Senhor fará isso!

                O padeiro-mor e o copeiro-mor de Faraó pecaram contra ele e foram presos, lemos no versículo 7 que certo dia José percebeu que eles estavam diferentes, tristes, e como líder que era perguntou-lhes o que estava acontecendo. Eles contaram que sonharam na mesma noite um sonho que ninguém conseguia interpretar, e José disse que Deus que dá as interpretações.

                 O copeiro-mor contou seu sonho a José que interpretou dizendo que em três dias ele voltaria a servir o Rei, José pediu que lembrasse dele quando saísse dali fazendo menção do seu nome a Faraó. Em seguida o padeiro-mor também contou seu sonho e José interpretou dizendo que em três dias ele sairia da prisão, porém seria enforcado a mando de Faraó.

                As duas interpretações foram corretas e os fatos aconteceram dentro de três dias, que foi o dia do aniversário de Faraó, quando ele ofereceu grande banquete. O copeiro-mor não se lembrou de José para fazer menção de seu nome. Podemos ter certeza de que Deus nos exaltará e nos abençoará sempre, se formos fiéis, mas não podemos ter certeza alguma de que os homens nos ajudarão e lembrarão de nós, por isso nossa confiança deve estar totalmente no Senhor!

Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade                                                                                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não é homem para que minta

Achado não é roubado? o que a Bíblia diz?

Você lembra o que Deus fez por você?