Comentário de Êxodo, capítulo 20

                    Bom dia! Vamos ler a mensagem de hoje.

                      Após partir de refidim, o povo de Israel foi ao deserto do Sinai e ali acamparam, em frente ao monte Sinai. Deus chamou Moisés do monte e lhe disse que tinha uma mensagem para ele transmitir ao povo. Os montes representam esforço, intimidade e separação, ou seja, para ouvir as revelações de Deus é necessário dedicação; reservar tempo a sós com Ele e santificação ou separação das coisas que podem impedir ou embaraçar, tirando o foco deste relacionamento especial!

                      Quando Moisés subiu ao monte Deus iniciou dizendo: "Eu Sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito da casa da servidão." Então o Senhor começa a falar os dez mandamentos. Deus tem regras bem determinadas e as repassa para nós para que as sigamos e tenhamos êxito em nossas vidas, pois tudo que Deus nos ordena fazer é para o nosso bem!

          O primeiro mandamento foi: Não terás outros Deuses diante de mim. Deus requer exclusividade na adoração porque Ele é o Único Verdadeiro! O segundo foi: "Não faras para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Os povos tinham o custume de fazer imagens, pricipalmente de prata e ouro para adorarem como um deus, mas Deus estava requerendo de seu povo que fosse diferente dos outros povos, pois não temiam a Ele.

                É interessante observar, em relação aos versículos 5 e 6, que Deus fala que é zeloso e visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem e faz misericordia em milhares aos que o amam e guardam os seus mandamentos. Entendemos que o pecado, ou seja, o descumprimento de um mandamento, trás consequências negativas para os descendentes de quem o comete; porém a obediência trás bênção por muitas gerações de descendentes! Vale a pena obedecer!
                         
                O terceiro mandamento foi: Não tomarás o nome do Senhor em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Muitas pessoas usam o nome de Deus de forma banal e até de forma oportunista, para levar vantagem de alguma forma.

               O quarto mandamento foi: Lembra-te do dia do sábado para o santificar, o sétimo dia e o sábado do Senhor. Este mandamento traz o principio da dedicação a adoração a Deus, pois os hebreus deveriam separar um dia exclusivamente para esse fim. Nós também devemos dedicar tempo de qualidade para Deus sempre!
                 
                O quinto Mandamento foi: Honra teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor Deus te dá. Esse foi um mandamento com promessa!

                 O sexto mandamento foi: Não matarás. Só Deus pode dá e tirar a vida pois Ele é o Criador!

               O sétimo foi: Não adulterarás. Mostrando que Deus sempre zelou pelo casamento e nunca aprovou a bigamia.

               O oitavo foi: Não furtarás. e o nono foi: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Estes mandamentos falam do respeito à propriedade e à honra do próximo!

                 O décimo e último mandamento foi:  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Este mandamento fala de evitar a cobiça, que é o desejo de ter o que é do outro, este desejo pode levar o ser humano a cometer muitos pecados e prejudicar muitas pessoas!

                 Todo povo ouviu trovões, e o monte fumegando, e vendo isso retirou-se e olhou de longe, e disseram a Moisés fale conosco e ouviremos e não fale Deus conosco para que não morramos. Disse Moisés ao povo: "não temais pois Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis." Aprendemos que quando se revela a nós é pra nos provar, ou seja, para testar nossa fé e obediência a Ele e isso depende do amor e da reverência que temos a Ele!

                A partir do versículo 22 lemos que Deus falou a Moisés que contruisse um altar para adorá-lo e reafirmou que o povo não deveria ter outros deuses. Deus é Ùnico apesar de ser três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo e só a Ele devemos adorar e dar toda honra, toda glória e todo o louvor. Nosso melhor deve ser dedicado para Ele!

Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não é homem para que minta

Você lembra o que Deus fez por você?

Olhe para Jesus e seja salvo!