Comentário de Êxodo, capítulo 11


Boa semana a todos!

                Após nove pragas enviadas ao Egito e Faraó ainda não tendo liberado o povo Hebreu da dura servidão em que estavam, Deus falou a Moisés dizendo que ainda uma praga traria sobre Faraó e sobre o Egito e afirmou que após esta última, o rei deixaria o povo ir e depressa. Deus sabe qual será a reação do ser humano antes de lhe submeter a uma situação!

                Deus orientou Moisés a dizer para o povo pedir aos seus vizinhos joias de prata e ouro, como relata o versículo 2, e para que conseguissem o Senhor deu ao seu povo graça aos olhos dos egípcios, ou seja, fez com que fossem bem vistos e ajudados. O Senhor facilita a nossa missão tocando no coração das pessoas para que nos abençoem!

                Ainda falou o Senhor a Moises que sairia a meia noite pelo Egito e que todo primogênito morreria, o filho mais velho de faraó, que herdaria o trono; os filhos dos servos e inclusive os primogênitos de todos os animais. Um filho tem um valor inestimável e os primogênitos representavam muito naquela cultura, pela necessidade de perpetuação do nome da família. Para Faraó ainda tinha a questão da sucessão no trono.

                O fato da última praga ter atingindo a todos, até os animais, foi para mostrar que se tratava de uma regra geral, ou seja, Deus estava repreendendo o povo do Egito. Deus disse que haveria um clamor em toda a terra do Egito como nunca havia acontecido e nunca mais acontecerá. Os egípcios faziam grande clamor que demorava muitos dias quando ocorria a morte de uma pessoa, lemos em Gênesis capítulo 50 que no falecimento de Jacó houve choro por setenta dias.

                O sofrimento pode produzir muitos efeitos positivos, nenhum ser humano em sã consciência busca sofrer, mas quando as circunstâncias da vida são de dor poderemos com isso conhecer melhor a Deus e sermos fortalecidos. Se você está em um momento de aflição, confie em Deus, ore a Ele, e seja paciente, tudo vai passar!

                Deus orientou Moisés dizendo que apesar do choro de todo o Egito o povo de Israel não deveria falar nada, como lemos no versículo 7, isso foi para que todos soubessem que Deus fez diferença entre os egípcios e os israelitas. Deus ama a todos, mas o tratamento que Ele dá aos que se aproximam dele com amor é diferenciado, pois um pai só pode acarinhar e proteger totalmente um filho se ele se aproximar e desejar isso.

                Quando o Senhor livra o seu povo ele mostra que há diferença entre o que o serve e o que não o serve, mas para que isso ocorra é necessário que o servo de Deus faça sua parte, ou seja, se posicione como tal, não tendo comportamento semelhante ao de alguém que não teme a Deus!

                Quando a luta é grande, grande será a vitória. Esta é uma frase feita, mas que não deixa de ser verdadeira, caso passemos por uma situação de grande aflição de forma que pareça aos olhos naturais que nem haja jeito mais, a nossa atitude deve ser a de olhar para o Senhor e seu poder, não deixando de crer nele; assim o que Deus fará será muito grande e produzirá muitas bênçãos!

O povo de Israel foi grandemente humilhado e oprimido, mas Deus o defendeu de uma forma maravilhosa e todos puderam saber que eles serviam ao Deus verdadeiro!

Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade
               
               
               

                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não é homem para que minta

Achado não é roubado? o que a Bíblia diz?

Você lembra o que Deus fez por você?