O que é santidade?
Comentário de Êxodo, capítulo 28
Após orientar Moisés sobre a construção do tabernáculo, Deus disse para que ele chamasse Arão e seus filhos para administrarem o ofício sacerdotal. No Versículo 2 Lemos que as vestes deles deveriam ser santas. A palavra santo significa separado então entendemos que as vestes deveriam ser diferenciadas e de uso exclusivo dos sacerdotes para exercerem a função específica para que foram designados .
Aplicando esse princípio de santidade em nossas vidas devemos ser separados do pecado, dos maus costumes, dos vícios, e de tudo que pode nos levar a errar!
Na roupa do sacerdote deveria ter um memorial aos filhos de Israel que deram nome das doze tribos, seriam doze pedras com o nome de cada um deles, e de geração em geração todos que olhassem para a roupa de um sacerdote lembrariam do que o Senhor fez a Abraão Isaque, Jacó e seus filhos. O que Deus fez em nossas vidas nós jamais devemos esquecer!
No Versículo 30 Lemos que ainda deveria ser posto no peitoral da roupa sacerdotal Urim e Tumim que significam as luzes e as perfeições, isto era para que todas as vezes que o sacerdote entrasse na presença do Senhor ele levasse o juízo dos filhos de Israel a Deus.
As nossas vidas estão constantemente diante de Deus e somos sempre provados e avaliados, nós não podemos achar que por um dia termos feito uma escolha correta ela nos garantirá o êxito para sempre, pois nossas escolhas devem ser confirmadas por nós diariamente. Também não devemos achar que por um dia temos feito uma escolha errada ela nos afligir a para sempre, pois Deus perdoa todos aqueles que se arrependem verdadeiramente e dá uma nova chance aos que desejam ser melhores a cada dia!
Nas bordas do manto do sacerdote deveriam haver campainhas de ouro e de romã, como Lemos no Versículo 35, devido ao fato de o sacerdote entrar sozinho para ministrar diante do Senhor, as campainhas fariam com que fosse ouvido o som quando ele se movimentasse, isso serviria como sinal de vida. E nós? nossa adoração está sendo percebida pelos outros para servir de exemplo?
No Versículo 41 lemos que o Senhor disse a Moisés para Arão e seus filhos vestirem toda a roupa feita e os acessórios e então Moisés os ungiria, consagraria, e santificaria, para o sacerdócio. Ungir fala do aspecto espiritual, pois o azeite puro sobre a cabeça representava a presença de Deus na vida deles para os separar e capacitar para aquela missão; Consagrar fala do aspecto mental e social, pois era um ato que os designava exclusivamente para o exercício daquela função; E santificar fala dos aspectos práticos e pessoais de cada um deles, pois envolve decisões diárias de obedecer as Leis do Senhor e afastar-se do mal.
Estes princípios se aplicam a vida de todos que decidem servir a Deus nos dias de hoje, quando decidimos ter Jesus como Salvador e Senhor somos chamados de Santos, como podemos observar em todo o Novo Testamento, Mas isso requer a escolha de honrar essa condição, para de fato sermos separados para Deus. O ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz e foi para o paraíso com ele por ter se arrependido e clamado ao Senhor, não era perfeito, mas foi santificado e foi salvo, portanto enquanto estivermos na terra devemos buscar santificação para que na volta de Jesus sejamos achados praticando Sua Palavra e aptos a ir morar com ele eternamente! Amém!
Deus nos abençoe!
Andrei de Andrade
Comentários
Postar um comentário